Nicodemo Misiti, fotógrafo e professor calabrês, usa a fotografia para retratar antigas tradições do Sul da Itália. O livro não ocorre por acaso, fala de sua alma e é o resultado de uma vida de pesquisas que retrata o que há de mais autêntico nessa região. Há mais de 25 anos como estudioso de etnolinguística, Nicodemo se dedicou ao registro fotográfico das festas, procissões e folclore dessas comunidades. As fotografias se dividem entre cores vibrantes e a dramaticidade do preto e branco. Seu trabalho ilumina memoravelmente os personagens e pessoas comuns que mantêm as tradições e a história viva no Sul da Itália. 

Além de um livro de arte, Luzes e Sombras Tradições Milenares do Sul da Itália, é um registro histórico dos povos, hábitos, tradições religiosas, vestimentas, festas, gastronomia, pessoas e imagens dessa região que muitas vezes são pouco conhecidas. 

O livro tem 156 páginas impressos em cuchê fosco 150g e dimensões de 275x275mm. Para o projeto gráfico, exploramos os conceitos de luzes, através da cor amarela que torna o livro ensolarado como a região. As fotografias que em sua maioria são em preto e branco fazem um belo contraponto. O livro é todo composto em Bodoni Classic e suas variações.

Cliente: Solar do Rosário
Setor: Editorial
Área: Arte e Cultura
Ano: 2018

Equipe do Projeto: 
Giovanni Dameto e Giuliana Giarola
Fotografia: 
Kaio Fialho

Veja mais projetos

Back to Top