Sobre o projeto
No início de 2020, fomos procurados por uma empresa norte-americana especializada em biopolímeros (plásticos compostáveis). O assunto nos interessou de imediato, uma vez que apresenta soluções para os impactos causados pelo plástico. Desenvolver um catálogo para seus produtos, era a solicitação inicial. Após uma primeira investigação, notamos que a empresa era focada em pesquisa e desenvolvimentos, mas nunca havia se preocupado com a sua imagem e comunicação. As soluções entregues por eles eram excepcionais, mas não havia uma imagem que comunicasse isso. Propusemos então repensar a estratégia total, desde o conceito da empresa, seu nome e sua imagem. Assim nascia a ERT - Earth Renewable Technologies.
Todo o projeto parte de dois pilares EARTH (ERT)/planeta terra e economia circular. A identidade nasce fundamentalmente daí. Desenhamos o logo e suas variações pensando em transmitir esses conceitos de forma direta. A tipografia da marca foi desenhada a partir de uma matriz circular, que também deu origem a uma família de ícones utilizados para definir linhas de produtos, catálogos, apresentações institucionais, infográficos, redes sociais, website, linha de embalagens e todos os produtos promocionais e institucionais da marca. Uma das premissas do projeto era o de gerar o menor impacto possível na produção de materiais impressos. Produzidos em pequenas tiragens, quase artesanais, evitando desperdício e lançando mão de pequenos fornecedores de acabamentos especiais.
O maior gol do projeto, é o fato dele ter nascido de uma pequena demanda e ter se transformado na mola propulsora de reestruturação da imagem da empresa, perante a equipe, fornecedores e clientes. Mais do que um projeto de identidade, ele é um projeto que nos provocou por completo, houve total sinergia com o cliente, uma vez que trata de um assunto/produto/tecnologia de interesse comum aos dois. Vai de encontro ao propósito de gerar impactos positivos. A empresa desembarcou no Brasil em 2021 com sua primeira planta em Curitiba PR e trouxe todo seu conhecimento, para reverberar esses conceitos por aqui também.
** Projeto selecionado para o Anuário do Clube de Criação do Paraná 2021
Cliente: ERT // Earth Renewable Technologies
Setor: Identidade, web, estratégia, promocional e catálogo
Área: Indústria
Ano: 2020
Setor: Identidade, web, estratégia, promocional e catálogo
Área: Indústria
Ano: 2020
Equipe do Projeto:
Giovanni Dameto, Giuliana Giarola, Kaio Fialho, Isis Leonardo e Bruna Grunevald (Vídeo).
Fotos e tratamento digital das imagens
utilizadas no catálogo:
Hay Graphiks