Rogério Rabbit é um importante bartender e mixologista brasileiro, já tendo figurado entre o 10 melhores do mundo pelo IBA (International Bartender Association). Natural de Santos, Rabbit se radicou nos últimos anos no estado do Paraná, onde teve contato com a erva-mate (KA'A) e dali nasceu uma verdadeira incursão pelo seu passado e suas raízes indígenas e uma ideia chamada TAPIXI. A convivência com as tribos Guarani, lhe ensinou o preparo de uma bebida feita com as folhas da KA’A Nativa (a partir da infusão de suas folhas), a “árvore sagrada” dos Guarani, que lhes dariam força e grandes virtudes. Os nativos Guarani, povos originários do Brasil tem forte ligação cultural e social com essa bebida, bem antes da chegada dos europeus. 

Em busca das raras árvores realmente nativas dessa planta, Rabbit chega ao território iguaçu, uma área que compreende o sudoeste do Paraná e uma parte do estado de Santa Catarina, e ali começa a desenvolver o projeto KA'A, que por sua vez dá origem a uma série de outros projetos, dentre eles a KA'A Infusões de Origem. Com forte apelo social, ambiental e de valorização da cultura Guarani, nasce também a KA'Ademia, um espaço voltado a difundir e propagar a cultura dessa bebida e suas variações.
Para o projeto KA’A desenvolvemos, a identidade visual, a arquitetura das marcas e de seus produtos e a linha de embalagens para KA’A Infusões de Origem. 
Para o desenvolvimento, nos inspiramos nos elementos visuais extraídos das pinturas corporais, aspectos culturais e objetos produzidos pelos Guarani, principalmente sua cestaria (Adjaká), hoje importante produto gerador de renda para eles.
O desenvolvimento de um padrão gráfico bastante geométrico, veio exatamente desses elementos e dali também desenhamos a tipografia que seria utilizada no logotipo.
Em cocriação com o idealizador, Rabbit, todos os produtos, assim como seus futuros serviços, fazem uma brincadeira com a palavra KA’A, funcionando como elemento de ligação. As infusões misturadas com outras ervas e plantas são KA’Amomila e KA’Amellia. Da sua tradição como bartender, Rabbit também desenvolve uma linha de bebidas alcóolicas a partir das mesmas infusões naturais, o KA’A Gin e o KA’A Vermute. 
Além de responsáveis por todo o projeto gráfico e de identidade, fomos responsáveis pela organização hierárquica e estrutural da marca e de todos os produtos, além da criação dos "tags" para cada um deles.
todos os logos seguem o mesmo conceito e estrutura, fazendo uso da mesma tipografia e do mesmo padrão gráfico. Porém, cada um com sua peculiaridade, o que imprime características próprias à cada linha.
A paleta de cores utilizada propõe tons naturais (marrom e verde) e utilizadas nas pinturas Guarani (preto). 
Ao invés de rótulos, optamos por colocar "tags" nos produtos, que foram produzidos em papéis naturais e reciclados, descartando assim, a utilização de cola, tornando o resíduo mais facilmente reciclável e com menor uso de produtos químicos. Os "tags" foram categorizados por cor para criar uma melhor distinção entre os produtos. A ideia foi manter também o protagonismo de algumas embalagens, produzidas artesanalmente.
Com o intuito de gerar renda para os nativos, a KA'A utiliza a cestaria e outros objetos produzidos por eles. A garrafa do Gin por exemplo, vem em uma pequena cesta produzida artesanalmente pelos índios Guarani. Alguns produtos especiais ou kits de chás também contam com cestaria ou com a cabaça (KA’Akui).
O KA'A Gin foi lançado durante o BCB (Bar Convent São Paulo 2019) um dos maiores eventos do segmento de bebidas. O estande foi compartilhado com outra importante marca do Território Iguaçu, a Doble W destilaria, empresa responsável por destilar e produzir o KA'A Gin. O estande também foi especialmente projetado para o evento.
Cliente: Capimar/Tapixi
Setor: Identidade visual e Embalagem
Área: Bebidas e Alimentos
Ano: 2019

Equipe do Projeto: 
Giovanni Dameto, Giuliana Giarola, Kaio Fialho e Isis Leonardo
Fotografia: 
Munir Bucair Filho

Veja mais projetos

Back to Top