Desenvolvimento da comunicação visual para a 9º edição do evento de cultura italiana Mia Cara. O evento acontece desde de 2010, na cidade de Curitiba e hoje também em Joinville e Florianópolis SC. A gedegato foi responsável pela criação da marca em 2015 e é responsável pela comunicação visual, desde então.
O Mia Cara conta com programação cultural gratuita e contempla música clássica, dança, artes visuais e cinema. Para o conceito desta edição, foram desenvolvidos diversos grafismos e ilustrações abstratas e geométricas que somadas a forte presença das cores da bandeira da Itália resultaram em um visual bastante jovem e dinâmico.
O Mia Cara é realizado pela Embaixada da Itália no Brasil e pelo Consulado Geral da Itália em Curitiba. Um dos requisitos conceituais é não se prender aos estereótipos da cultura italiana.
Por solicitação da produtora do evento, Solar do Rosário, conclui-se que a comunicação desta edição precisava respirar jovialidade.
Desenvolvemos cerca de 20 grafismos e ilustrações baseados em pontos turísticos, atrações culturais e artistas italianos. Todas elas a partir do triângulo da marca, que também serviu de base para a malha construtiva dos materiais gráficos, estabelecendo áreas para fotografia, grafismos e informações. A diversidade das atrações culturais do evento se fizeram presentes nos materiais institucionais pela combinação e variação dos grafismos.
Os materiais gráficos criaram um visual impactante, fortalecendo a presença do evento e a sua transformação na cidade e nas pessoas que frequentaram os espetáculos. Os grafismos, dinâmicos e variados, foram animados para materiais audiovisuais do evento.
Para complementar o conceito, utilizamos um filtro reticulado nas fotos, sempre em preto e branco, que, além de criar áreas de texturas, ajudava a contornar o desafio em relação à baixa resolução de algumas imagens recebidas. Durante o evento foram desenvolvidos banners, folderes, faixas de palco, "backdrop", cartazes, tótens, ingressos, programas, anúncios, material para redes sociais, sinalização, vinhetas para meios digitais e demais materiais de comunicação e de divulgação do evento.
O Mia Cara é um evento já consolidado na cidade de Curitiba, estando em sua 9ª edição. O grande desafio da gedegato, que assina a marca do evento desde 2015, é acompanhar a cada edição, a evolução e as necessidades conceituais, trazendo um frescor de ideias e de tendências gráficas a cada ano, sem perder a identidade.
O estilo gráfico dinâmico, abstrato e divertido proposto para 2019, trouxe um forte apelo visual para o evento além de características mais jovens, afim de seduzir esse público para as atrações. Os materiais gráficos se destacavam nos ambientes, transformando os espaços de importantes centros culturais das cidades, como o Teatro Guaíra e Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, Teatro Ademir Rosa em Florianópolis e no Teatro Harmonia Lyra em Joinville.
Cliente: Solar do Rosário
Setor: Identidade Visual
Área: Arte e Cultura
Ano: 2019
Setor: Identidade Visual
Área: Arte e Cultura
Ano: 2019
Equipe do Projeto:
Giovanni Dameto, Giuliana Giarola, Isis Leonardo e Kaio Fialho
Fotografia:
Daniel Sorrentino e Kaio Fialho